Análise: BulletBoys - 10c Billionaire (2009)


Se há álbuns que definem bem aquilo que é um hard rock “kickass”, “10c Billionaire” dos BulletBoys é um deles! Esta banda que marcou timidamente o final da década de 80 com o seu bom glam rock que, infelizmente, acabou consumido na enorme vaga Glam desta época que, tão depressa trazia as bandas mais talentosas à ribalta como fazia bandas que mal conseguiam tocar os seus instrumentos adquirirem uma popularidade pouco merecida. Os BulletBoys não eram nem uma nem outra coisa. Se é verdade que são excelentes músicos a nível técnico, também é verdade que nunca conseguiram conquistar a devoção de fãs e críticos.

Depois de estarem separados há alguns anos, decidiram reunir-se outra vez para a gravação dum disco. Para nós que já conhecíamos o trabalho destes músicos, podemos dizer-vos que este “10c Billionaire” é o melhor disco do colectivo até agora. Sempre a abrir é o termo a utilizar para descrever este trabalho.

A sonoridade mudou um pouco, porém. Aquilo que os Rapazes Bala fazem já não é tão glam como inicialmente mas sim um rock pesado com influências que passam pelo Sleaze (como Beautiful Creatures ou Hardcore Superstar, por exemplo), pelo punk e pelo próprio grunge que parece vir ganhando espaço ultimamente.

De destacar a boa produção do álbum, as boas performances individuais, a boa voz do vocalista Marq Torien e o som das guitarras que está bastante agressivo mas sem que isso torne a música demasiado barulhenta.

Se as guitarras são fortes e cheias de poder, é a voz de Torien que acaba por nos encher os ouvidos da melhor maneira possível.

Os arranjos e as próprias estruturas das músicas remetem-nos muitas vezes para o som grunge dos Soundgarden, Stone Temple Pilots ou Alice In Chains.

As nossas preferências recaem nas poderosas “Asteroid” e “Born to Breed”, na interessante balada “Road to Nowhere” e na “Girls Kissin' Girls” que nos lembra muito o punk divertido dos Ramones.

É daqueles álbuns que nos faz pensar: “Mas porque é que ninguém fala disto se é tão bom e agradável?” As Blitz, as Louds e outras, em vez de continuarem, mês após mês, a publicare novas informações – quando são novas – sobre as mesmas bandas de sempre, deveriam dar espaço às bandas que simplesmente fazem boa música.

É aquilo que o Rock Ends Rolling tenta fazer!

E estes BulletBoys são mais que recomendados!

Tracklist:
1. Asteroid
2. Blessed By Your Touch
3. Born to Breed
4. Bringing Home the Gun
5. Girls Kissin' Girls
6. Jenna Star
7. Road to Nowhere
8. Save the World
9. Wasted
10. Witness

Músicas em Destaque:
Asteroid;
Girls Kissin' Girls;
Road to Nowhere;
Born to Breed;

Nota Final (1/20):
16

No comments: