Análise: Joe Perry - Have Guitar, Will Travel (2009)


Joe Perry, o famoso e respeitado guitarrista dos Aerosmith regressa ao seu projecto paralelo para lançar aquele que é o seu 5º álbum fora dos Aerosmith. Considerado um dos melhores guitarristas de sempre e sendo o ídolo de Slash, Joe Perry é um músico que exige que mantenhamos a fasquia alta para ele. E felizmente, não ficámos desiludidos com este novo trabalho..

“Have Guitar, Will Travel” tem a particularidade de contar com a participação do até agora desconhecido Hagen Grohe. Hagen deu um salto para a fama através de um golpe de sorte que até a ele deverá ser difícil explicar. Hagen tinha no youtube uns videos caseiros seus em que cantava algumas músicas. A esposa de Joe Perry, enquanto navegava na Internet descobriu Hagen e mostrou os seus talentos vocais a Joe Perry que também ficou entusiasmado com a maneira de cantar do alemão Hagen e contactou-o. Quando contactado por Joe Perry, o alemão achou que era uma piada mas viria a perceber mais tarde que se tratava de um telefonema verdadeiro. Assim, integrou o projecto de Joe Perry que também conta com a participação do baixista David Hull, o guitarrista Paul Santo e o baterista Marty Richards.

Podemos pois dizer que a inclusão de Hagen nas vozes foi uma interessante descoberta de alguém que poderia manter-se no anonimato de videos caseiros no Youtube para sempre. O alemão coloca uma boa tónica nas músicas e acaba por nos oferecer interpretações bem mais fluidas e abertas do que o próprio Joe Perry que também canta várias músicas. É um vocalista com bastante talento e só esperamos que consiga triunfar no universo do Hard Rock daqui em diante.

As músicas apresentadas em “Have Guitar, Will Travel” variam entre um Hard Rock bastante actual – as músicas em que Hagen Grohe canta - e um rock mais bluesy e clássico – nas músicas em que Perry canta. Acaba por ser um álbum bastante heterogéneo mas, ao mesmo tempo, homogéneo pois a guitarra de Joe é inconfundível e oferece às 10 músicas vários elementos próprios e característicos.

Destacamos as músicas “We've Got A Long Way To Go”; “Slingshot”; “Do You Wonder” e a magnífica “Oh Lord (21 grams)” onde Joe Perry nos dá a sua melhor interpretação nas vozes de sempre.

Não pensem que por ser um álbum do guitarrista dos Aerosmith, “Have Guitar, Will Travel” soa a Aerosmith. Só se for ao último álbum de covers “Honkin’ On Bobo” ou aos primeiros álbuns da banda. Ainda assim, não foi de certeza pretenção do Joe Perry partir para um projecto paralelo em que soa exactamente igual à sua banda principal. Este álbum vale por sim e é uma interessante opção para quem quer rockar um pouco sem pôr de parte as raízes dos Blues.

Recomendado!

Tracklist:
1. We've Got A Long Way To Go
2. Slingshot
3. Do You Wonder
4. Somebody's Gonna Get (Their Head Kicked In Tonite)
5. Heaven and Hell
6. No Surprise
7. Wooden Ships
8. Oh Lord (21 grams)
9. Scare The Cat
10. Freedom

Músicas em Destaque:
We've Got A Long Way To Go;
Slingshot;
Do You Wonder;
Oh Lord (21 grams);

Nota Final (1/20):
16

No comments: