Análise: Avenged Sevenfold - Avenged Sevenfold (2007)


Os Avenged Sevenfold, oriundos da Califórnia, começaram a tocar Metalcore no começo da sua carreira cujo início sucedeu em 1999. Já desde essa altura, a qualidade das suas músicas era um facto quando comparada com bandas do mesmo género. Ao longo do tempo, esta jovem banda soube evoluir de álbum para álbum e este homónimo “Avenged Sevenfold” é, até à data, o melhor do colectivo.

Mas muitas coisa mudaram desde o início da banda quando a mesma tocava metalcore. Agora, essa denominação já é diminuta para descrever a sonoridade dos Avenged Sevenfold. Neste caso, a melhor designação que temos será concerteza a de Hard Rock/Heavy Metal. De facto, e analisando cuidadosamente este álbum, os Avenged Sevenfold primam por tentar inovar para todos os caminhos possíveis. E isso só pode ser alvo da nossa apreciação e respeito. A banda soube-se desprender daquele género mais pesado e imaturo do seu início de carreira para tentar agarrar mais fãs, chegar até mais pessoas e, no fundo, ir até mais longe.

O seu som é rápido e agressivo mas no que diz respeito às partes vocais, os grunhos e gritos a que M. Shadows já nos tinha habituado no início da banda, foram substituídos por vozes melódicas. Há até espaço para uma balada interessante no final do álbum: “Dear God”.

A música “Afterlife” que recebeu muito airplay na MTV e que acabou por ser o single com mais sucesso do álbum e da banda fez com que novos fãs conhecessem a banda e se tornassem fãs da mesma.

O ponto mais importante que encontro na música deste álbum é a grande e constante procura do colectivo em que as suas músicas tenham o maior número de influências possíveis: desde partes mais agressivas num registo metal, passando por partes menos agressivas mas mais rápidas num estilo fast hard rock até às partes calmas e melódicas. A banda recorre ainda ao uso de teclados e orquestrações conferindo assim um tom mais épico a todas as músicas. O melhor de tudo é que para além de tentarem trilhar sempre caminhos diferentes, fazem-no com a maior qualidade em cada uma dessas paisagens musicais diferentes que conseguem recriar.

O nosso destaque tem mesmo que ser a música “A Little Piece Of Heaven” onde consideramos que a banda fez um trabalho muitíssimo acima da média. Esta música tem desde partes épicas e magnânimes até partes que chegam a soarem-nas cómico-trágicas. É de uma maturidade musical incrível passando para uma combinação melódica no refrão de arrepiar. Só esta música já valia o álbum mas podemos encontrar bons pormenores em todas as músicas do disco. Os Avenged Sevenfold são uma das bandas jovens com mais potencial para o futuro.

Um álbum que não deverás deixar passar!


Tracklist:
1. Critical Acclaim
2. Almost Easy
3. Scream
4. Afterlife
5. Gunslinger
6. Unbound (The Wild Ride)
7. Brompton Cocktail
8. Lost
9. A Little Piece Of Heaven
10. Dear God

Músicas em Destaque:
A Little Piece Of Heaven;
Afterlife;
Gunslinger;
Unbound (The Wild Ride);
Dear God;

Nota Final (1/20):
17

No comments: