
Este “Sleep Is The Enemy” dos Danko Jones representa claramente todo o espírito do Rock n Roll: é forte, rápido, simples e com muita atitude!
Assim que ouvimos a primeira música, a excelente e viciante “Sticky Situation”, somos presenteados com tudo o que há de mais simples na arte de fazer música: uma voz algo agressiva e pouco melodiosa, uma batida de bateria simples e vibrante e uma guitarra e um baixo que se limitam a dar acordes rápidos e frenéticos sem que as notas soem mais que um segundo. Tudo fácil, muito fácil até. Mas será isto um sinónimo de qualidade ou de falta da mesma?
Nós acreditamos que é um sinónimo de qualidade! Se é atitude aquilo que valorizamos numa banda rock, então os Danko Jones são uma das bandas que mais nos pode satisfazer. A estrutura das músicas é simples, os refrões são orelhudos e as músicas muito ritmadas. “Sleep Is The Enemy” faz jus ao nome porque nos vai deixar electrizantes, com vontade de saltar e abanar a cabeça.
Poderão, várias pessoas, afirmar que, por um lado, talvez a estrutura utilizada pelo colectivo na concepção de músicas seja simplista de mais e que, por outro, um cd dos Danko Jones cai na repetição fácilmente.
Quanto ao primeiro ponto, achamos que o que interessa numa música é que a mesma transmita sensações positivas e agradáveis para quem a ouve. Assim sendo, uma música pode ser complexa e boa mas, paradoxalmente, uma música também pode ser tecnicamente complexa mas não ter qualidade nenhuma por se perder em virtuosismos desadequados. Da mesma forma, também uma música extremamente simples pode ter uma qualidade muito elevada.
Quanto ao segundo ponto, já consideramos mais justo pois de facto, num cd de 12/13 músicas, os Danko Jones começam-nos a cansar a partir da 6ª/7ª música – é pois curisoso reparar que as nossas preferências recaem nas primeiras 6 músicas do álbum. Aliás, a nossa crítica menos positiva ao álbum é apenas e só essa. Achamos que aquilo que fazem, os Danko Jones já o fazem muito bem, porém poderiam – ou deveriam – experimentar novas paragens musicais e testar um pouco mais em, pelo menos, metade do álbum.
Ainda assim e apesar desta última crítica, é um álbum obrigatório para qualquer amante de Rock e é completamente recomendado por nós.
Tracklist:
1. Sticky Situation
2. Baby Hates Me
3. Don't Fall In Love
4. She's Drugs
5. The Finger
6. First Date
7. Invisible
8. Natural Tan
9. When Will I See You
10. Time Heals Nothing
11. Sleep Is The Enemy
12. Choose Me
Faixas em Destaque:
Sticky Situation;
Baby Hates Me;
Don't Fall In Love;
She's Drugs;
The Finger;
First Date;
Nota Final (1/20):
16
No comments:
Post a Comment