
De entre as coisas que mais nos custam a entender no universo do Hard Rock estão, seguramente, os Ugly Kid Joe ou – melhor ainda – a razão pela qual esta banda não se tornou numa campeã de vendas depois de ter lançado este saudoso “America’s Least Wanted”.
Porque para nós, Rock Ends Rolling, este é um dos melhores álbuns de todos os anos 90 e mesmo de toda a música no seu espectro total, pois a execução e originalidade do mesmo tornam-no num álbum absolutamente imprescindível.
É claro que se tivermos em conta que entre 1991 e 1992 os álbuns que governaram por completo as tabelas de vendas foram “Use Your Illusion I e II” dos Guns n’ Roses, “Black Album” dos Metallica, “Nevermind” dos Nirvana ou “Innuendo” dos Queen, perceberemos então a possível razão pela qual este “America’s Least Wanted” não vendeu tanto como, no fundo, merecia.
Analisando cuidadosamente as músicas do álbum, iremos deparar-nos com diversos ambientes dentro do disco. O estilo deste colectivo é claramente o Hard Rock embora outros estilos como o Heavy Metal ou o Funk Rock estejam fortemente impregnados na forma como esta banda faz música.
Uma das faixas mais memoráveis é o eterno “Everything About You” que já havia sido lançada, um ano antes, no EP “As Ugly As They Wanna Be”. Esta é uma verdadeira lição de como fazer uma boa música de hard rock que fica no ouvido durante anos, que é original, que tem um bom senso de humor e que é extremamente bem produzida.
O álbum tem também um faixa que é “Cats In The Cradle” - uma versão de Harry Chapin - que acabou por ganhar muito sucesso junto do público e da crítica. Também para nós, os Ugly Kid Joe fizeram uma versão excelente da música original pois não se limitaram a copiá-la mas a acrescentar-lhe algo de novo. E há muito mais em “America’s Least Wanted” para além destes excelentes dois clássicos.
De facto, das 13 músicas que o álbum nos oferece, nós encontramos qualidade em todas elas. Desde riffs bem mais pesados com fortes influências em Black Sabbath passando depois por músicas bem mais funky onde o baixo assume grande importância na condução do groove, fazendo-nos ter uma ténue lembrança dos Red Hot Chili Peppers. Temos ainda a excepcional balada “Busy Bee” que é uma das nossas músicas preferidas da banda.
O carácter divertido e humorístico do colectivo está presente um pouco por todo o disco, no entanto, as músicas acabam por ter uma execução e planeamento bem maduros. É um álbum que deveria ter um autocolante na sua capa a dizer: “Álbum obrigatório para qualquer pessoa que goste de Rock!”. Não dá para passarmos sem ele. Absolutamente imprescindível.
Tracklist:
1. Neighbor
2. Goddamn Devil
3. Come Tomorrow
4. Panhandlin' Prince
5. Busy Bee
6. Don't Go
7. So Damn Cool
8. Same Side
9. Cats In The Cradle
10. I'll Keep Tryin'
11. Everything About You
12. Madman
13. Mr. Recordman
Músicas em Destaque:
Everything About You;
Cats In The Cradle;
Neighbor;
Busy Bee;
Goddamn Devil;
Nota Final (1/20):
19
No comments:
Post a Comment