Análise: Skid Row - Skid Row (1989)


Em 1989, altura em que “Appetite For Destruction” dos Guns n’ Roses já tinha mudado a face do Hard Rock mundial enviando dezenas de bandas de Glam Rock para as sombras, saiu de New Jersey – e fortemente apoiada pelos conterrâneos Bon Jovi – a banda Skid Row que, sendo muito jovem, depressa foi apontada como banda sensação.

Este primeiro álbum foi isso mesmo: uma sensação. Carregado de um forte sentimento glam que ainda prosperava no último ano da década de 80 mas, no entanto, fazendo um rock com melodias bem mais pesadas e enérgicas inspiradas em Guns n Roses, os Skid Row chegaram rapidamente ao estrelato com o seu primeiro single “Youth Gone Wild” a invocar uma juventude rebelde que só viria a ser igualado com Nirvana em “Smells Like Teen Spirit”, alguns anos depois.

“Youth Gone Wild” acabou mesmo por ser o porta-estandarte da juventude daquela época e, aliado a isso mesmo e à forte presença que o vídeo teve na MTV, acabou por ter um êxito estrondoso. De seguida viriam mais dois singles que ajudaram ao grande volume de vendas do álbum: “18 And Life” e “I Remember You”.

Uma das coisas que mais apreciamos nos Skid Row é a voz de Sebastian Bach que é, na nossa opinião, talvez uma das melhores vozes não só no universo do Hard Rock como, também, para lá deste género musical. Tanto nas baladas em que a sua voz é posta à prova de uma forma mais directa, quer nas músicas mais enérgicas e rápidas, a forma como Sebastian coloca a voz é absolutamente soberba. Também os trabalhos de Affuso na bateria, de Rachel Bolan no baixo e de “Snake” Sabo na guitarra estão muito bem conseguidos.

Por ventura, as reminiscências de Hard Rock com riffs de guitarra demasiado arrastados estão presentes mas, ainda assim, o álbum dá um passo em frente face ao Rock que se fazia na altura.

As nossas preferências são os 3 singles do álbum – “Youth Gone Wild”, “18 And Life” e “I Remember You” - e também a excelente faixa inicial “Big Guns”.

Este é um álbum de importância histórica para o Hard Rock e, portanto, é indispensável.


Tracklist:
1. Big Guns
2. Sweet Little Sister
3. Can't Stand The Heartache
4. Piece Of Me
5. 18 And Life
6. Rattlesnake Shake
7. Youth Gone Wild
8. Here I Am
9. Makin' A Mess
10. I Remember You
11. Midnight/Tornado

Músicas em Destaque:
18 And Life;
Youth Gone Wild;
I Remember You;
Big Guns;

Nota Final (1/20):
17

No comments: