
Os Soul Asylum são uma das bandas cuja qualidade mais é ignorada. Desde sempre, Dave Pirner e companhia, nos presentearam com alguns dos álbuns mais inventivos e geniais da era pós-grunge.
Neste “The Silver Lining”, que marca o regresso do colectivo após um hiato de 8 anos, temos toda a qualidade a que a banda já nos habituou.
Começamos por destacar a superior qualidade das letras das canções aqui presentes. Dave Pirner, que é talvez um dos melhores letristas de sempre, brinca com as palavras, despejando metáforas e paradoxos apaixonantes nas suas letras para depois as cantar com aquele timbre e afinação ímpares. Cada palavra é utilizada da forma mais intencional possível.
E cada música é também uma nova viagem que nos transporta para momentos introspectivos de reflexão. As melodias são graciosas e serenas e, mesmo quando são músicas mais enérgicas e rápidas, há uma preocupação pelo colectivo em que tudo faça sentido, desde as linhas de baixo, às guitarras, à bateria, aos pequenos arranjos com piano e à voz.
Em “The Silver Lining” que assinala também o falecimento do baixista da banda, Karl Mueller, já no final das gravações, a receita Soul Asylum funciona mais uma vez na perfeição. De uma forma subtil, existem algumas músicas com um cariz político-social como, por exemplo, a “Lately” ou a “Crazy Mixed Up World”.
O primeiro single do álbum – “Stand Up And Be Strong” – não é, na nossa opinião, um dos melhores momentos do álbum. Preferimos músicas como: “Lately”; “Crazy Mixed Up World”; “Watcha Need“; “The Great Exaggerator” ou a magnífica “Oxygen”.
Soul Asylum é mesmo uma banda especial e - não sabemos como - passa tão despercebida à maioria das pessoas. Absolutamente obrigatório.
Tracklist:
1. Stand Up And Be Strong
2. Lately
3. Crazy Mixed Up World
4. All Is Well
5. Bus Named Desire
6. Watcha Need
7. Standing In Water
8. Success Is Not So Sweet
9. The Great Exaggerator
10. Oxygen
11. Good For You
12. Slowly Rising
Músicas em Destaque:
Crazy Mixed Up World;
Watcha Need;
The Great Exaggerator;
Oxygen;
Lately;
Nota Final (1/20):
18
No comments:
Post a Comment