Análise: The Offspring - Rise And Fall, Rage And Grace (2008)


Basta-nos ouvir o seu último álbum “Rise And Fall, Rage And Grace” para facilmente concluirmos que a banda se esmerou neste disco. Bob Rock foi o produtor do álbum e isso também pode justificar uma boa qualidade de som e da própria estrutura das músicas.
Os The Offspring perderam, ao longo dos últimos álbuns, algum do seu génio criativo. Bem, na verdade, consideramos que talvez eles não tenham perdido o génio criativo. Simplesmente a música evoluiu e os The Offspring desde “Americana” em 1998, nunca mais voltaram aos grandes hits.

Mas não é só de hits que vive a boa música e Dexter Holland, vocalista da banda, chegou mesmo a dizer que este foi o álbum mais reflectido e cuidadosamente planeado na história da banda. A nossa opinião? Concordamos.

O colectivo soube afastar-se da música mais fácil e simples e preocupou-se em ir beber ao punk mais cru e “in your face” do início da sua carreira, retirando daí as melhores influências. Já houve ou haverão hits no disco? Não nos interessa! Estamos aqui apenas para analisar a música na sua globalidade e na globalidade o álbum está bom.

Existe também muita energia punk nas letras e músicas que nos faz relembrar o colectivo nos primeiros anos da década de 90 quando os adolescentes saltavam ao som de “Ignition” ou “Smash”.
A sonoridade tem também algumas referências rock com riffs de guitarra bem sujos embora a batida de bateria seja mais rápida. Dizem as más línguas que os The Offspring tentaram imitar os Green Day devido ao enorme sucesso que esta banda teve com “American Idiot” em 2004. Não concordamos e achamos até que essa opinião não é fundamentada. Os The Offpring tentam – e conseguem – delinear o seu próprio caminho soando a si mesmos.

Os bons exemplos de músicas são vários mas realçamos o bom punk de “Hammerhead”; “You’re Gonna Go Far, Kid”; “Stuff Is Messed Up”; “Takes Me Nowhere” e “Nothingtown”. Mas é, contudo, na vertente acústica e mid tempo que a banda se excedeu neste álbum. A música, e também single, “Kristy, Are You Doing Okay?” é o ponto alto do álbum assinalando um Dexter Holland impecavelmente harmonioso e em sintonia com a excelente e profunda letra baseada numa rapariga adolescente que foi violada e que teve que viver com isso de uma forma silenciosa. Ainda que um pouco comercial, é a melhor faixa do álbum e uma das melhores da carreira da banda.

“Rise And Fall, Rage And Grace” ainda está longe de “Smash” ou “Americana” mas assinala um regresso bem conseguido dos The Offspring e portanto recomenda-se!


Tracklist:
1. Half-Truism
2. Trust In You
3. You're Gonna Go Far, Kid
4. Hammerhead
5. A Lot Like Me
6. Takes Me Nowhere
7. Kristy, Are You Doing Okay?
8. Nothingtown
9. Stuff Is Messed Up
10. Fix You
11. Let's Hear It For Rock Bottom
12. Rise And Fall

Músicas em Destaque:
Hammerhead;
You're Gonna Go Far, Kid;
Kristy, Are You Doing Okay?;
Stuff Is Messed Up;

Nota Final (1/20):
16

No comments: