Análise: Gypsy Pistoleros - Para Siempre (2008)


Os Gypsy Pistoleros formaram-se em 2007 lançando o álbum “Wild, Beautiful, Damned”. Tiveram algum sucesso com o mesmo e, um ano mais tarde, lançaram “Para Siempre” que adiciona algumas faixas novas às músicas do primeiro álbum.

Segundo o vocalista da banda, os Gypsy Pistoleros soam a um cruzamento entre os Gypsy Kings e os Guns n’ Roses. Isto permite-nos logo perceber que a sonoridade do colectivo é bastante original. Podemos realmente confirmar que a sonoridade desta banda baseia-se num rock sleaze com guitarras bastante sujas mas com fortes influências de sonoridades ciganas.
As guitarras clássicas estão cá, os dedilhados à Gypsy Kings também mas, contrapondo a isto tudo, existem fortes e rápidas guitarradas que disparam em todas as direcções.

Ao ouvirmos este trabalho ficámos agradavelmente surpreendidos mas ainda não estamos completamente convencidos. Sabemos que o colectivo prepara um novo trabalho portanto depositamos no mesmo fortes expectativas. Achamos que a mistura dos dois estilos de música quase antagónicos até resulta bem porém, nas partes de rock mais normal, consideramos que o trabalho poderia estar mais bem feito pois, muitas vezes, os riffs e secção rítmica levam-nos para lugares comuns.

Pondo as coisas de outra forma, se os Gypsy Pistoleros só tocassem música cigana, achávamos que o seu trabalho não era nada de especial. E seguindo esta linha de raciocínio, se a banda apenas tocasse Hard Rock, também não considerávamos que as suas músicas fossem acima da média. O que para já nos entusiasma é mesmo o mix dos dois géneros.

As músicas que mais gostámos foram pois as que reuniram boas passagens pelos dois géneros musicais: “Shotgun Kiss Is Ay Que…”; “Un Hombre Sin Rostro, Pistolero”; “Una Para Todo Es Bandido”; “Moonchild” e a divertida “Living La Vida Loca” que é uma versão do mega hit de Ricky Martin.

Um álbum interessante e criativo que vale a pena ser ouvido.

Tracklist:
1. Shotgun Kiss Is Ay Que…
2. Un Hombre Sin Rostro, Pistolero
3. Forever Is Para Siempre
4. Senor Mangi Acqui
5. What's It Like to Be a Girl in the House of 1000 Dolls?
6. Jet, Jet, Jet Boyz
7. Una Para Todo Es Bandido
8. Living La Vida Loca
9. Chicas Peligrosa
10. Moonchild
11. Switchblade Kiss Comes Close
12. The Crazy Loco Loquito
13. 1-2-3-4 Kiss Me Then I'm Damned for Sure

Músicas em Destaque:
Un Hombre Sin Rostro, Pistolero;
Shotgun Kiss Is Ay Que…;
Una Para Todo Es Bandido;
Living La Vida Loca;
Moonchild;

Nota Final (1/20):
14

No comments: