Análise: Duff Mckagan's Loaded - Sick (2009)


O célebre baixista louro e alto da formação original dos Guns n’ Roses e, actualmente nos Velvet Revolver, Duff Mckagan, sempre foi criando álbuns para além dos que ia lançando com as suas bandas principais. Criou dois álbuns com o seu nome enquanto chancela do projecto, participou ainda nos Neurotic Outsiders, The Outpatience e 10 Minute Warning. Mas o seu projecto mais sério sempre foram os Loaded. Em 2001, estes quatro rapazes lançaram “Dark Days”. A Crítica considerou um bom álbum.
O Rock Ends Rolling ainda que saiba reconhecer que Duff sempre se soube rodear de bons músicos e produzir boa música, só conseguiu, na nossa opinião, um feito especial com o álbum lançado em Abril de 2009: “Sick”.
Neste “Sick”, os Loaded apresentam-se mais inventivos que em “Dark Days” e há uma preocupação com os pequenos pormenores de cada música. Se os outros projectos paralelos de Duff sempre pareceram um escape artístico despretensioso, neste caso, com “Sick”, estamos perante um álbum com objectivos mais demarcados e coerentes.
Duff, que sempre foi um elemento muito guiado por toda a cena punk que se desenvolveu em Seattle, apresenta-nos em “Sick”, um rock bem hard embora com as reminiscências Punk na porção certa. A voz de Duff está também muito mais produzida embora mantenha alguma da crueza a que ele já nos habituou. As passagens rítmicas e próprios arranjos de guitarra estão também muito interessantes. A música “No More”, que já tinha sido lançada no EP “Wasted Heart” que antecedeu “Sick”, é um verdadeiro feito pela sua originalidade pois nos dias que correm, muitas vezes, as bandas rock repetem-se umas às outras sem criarem algo verdadeiramente novo. O som está original, com personalidade, cuidadoso, rebelde, rock e punk. Até há espaço para dois temas mais calmos. Sem dúvida um álbum a ter em conta! É o nosso álbum do mês para Abril!

Tracklist:
1. Sick
2. Sleaze Factory
3. Flatline
4. IOU
5. The Slide
6. Translucent
7. Mother's Day
8. I See Through You
9. Forgive Me
10. No Shame
11. Blind Date Girl
12. Wasted Heart
13. No More

Músicas em Destaque:
No More;
Mother's Day;
Flatline;
Sleaze Factory;
I See Through You;

Nota Final (1/20):
16

No comments: