Análise: Beautiful Creatures - Beautiful Creatures (2001)


Estávamos em 2001 e tínhamos Joe Leste dos Bang Tango e DJ Ashba - que actualmente é o novo guitarrista dos Guns n’Roses – a formar um projecto que viria a marcar a face do rock: Beautiful Creatures.
O que temos neste álbum, cujo nome também é “Beautiful Creatures”, é um trabalho honesto mas cheio de garra que vai buscar influências a Ac/Dc e a Guns n’ Roses. O resultado porém, não aproxima a banda – pelo menos directamente – ao som de nenhuma dessas bandas mas acaba por fazer melhor que isso, pois ofereceu à banda uma sonoridade própria e muito bem conseguida.
Não há a procura de um single mas antes, o esforço em fazer-se um álbum coeso e cheio de poder. As músicas funcionam muito bem, com uma sonoridade moderna e bem produzida e com uma boa secção rítmica feita por baixo e bateria.
O destaque principal tem, no entanto de ser dado ao excelente trabalho de guitarras proporcionado por DJ Ashba e às bem conseguidas vocalizações de Joe Leste. Estas, são cruas, algo agressivas, mas nunca cedendo à tentação de gritar em prol de cantar. Um excelente e admirável trabalho.
Destacam-se as primeiras 5 músicas do álbum mas todo o álbum é completamente bem elaborado. A “1 A.M.” é a música que abre o disco e que nos transporta logo para um rock pesado, rápido e que transpira suor. A meio do álbum temos a música “Wish” que embora seja uma balada, possui guitarras cheias de distorção que acabam por fazer da música uma masterpiece no que diz respeito ao rock em geral. Finalmente, a música “Ride” tem um solo de guitarra obrigatório para qualquer indivíduo que aprecie solos de guitarra.
Este é sem dúvida, um álbum que merecia mais atenção por parte dos meios de comunicação. Numa palavra: indispensável.

Tracklist:
1. 1 A.M.
2. Wasted
3. Step Back
4. Ride
5. Wish
6. Kick Out
7. Blacklist
8. Kickin For Days
9. Time And Time Again
10. Goin Off
11. New Orleans
12. I Got It All

Músicas em Destaque:
Wish;
1 A.M.;
Ride;
Step Back;
Kickin' For Days;
Blacklist;
Kick Out;
Wasted;

Nota Final(1/20):
18

No comments: