Análise: Outloud! - Outloud! (2009)


À primeira vista, o disco de estreia dos Outloud! parecia assumir-se como um clássico dentro do Hard Rock/Heavy Metal tradicional. Mas estávamos enganados. Ou melhor, o próprio álbum é que nos enganou, mas comecemos por apresentar este projecto.

Os Outloud são oriundos da Grécia – quem disse que os gregos não sabem fazer música pesada? – e contam com elementos das bandas de power metal Firewind e Talon. Mas não é só de Power Metal que vive a sonoridade dos Outloud! porque, de facto, se há coisas que caracterizam este colectivo é a sua vontade em quererem fazer algo que toque muitos e variados estilos de música. Influências de Power Metal com misturas de Rock Sinfónico, Heavy Metal Clássico e até um pouco de Glam Rock caracterizam a música dos Outloud! A atitude é claramente Hard Rock com gritos e “come on yeahs” a marcarem as músicas mais mexidas.

Se isso pode ser uma coisa boa, acaba por ser uma das causas possíveis para que este trabalho nos soe um bocado a falso. Porque, em boa verdade, e pegando naquilo que referimos no primeiro parágrafo, os Outloud até parecem ser bons músicos, com músicas cheias de energia e tecnicamente bem executadas mas a verdade é que esta banda parece igualmente não acrescentar nada de novo à indústria da música.

A primeira “What I Need”, seguida das interessantes “We Run” e “Tonite” são boas músicas mas à medida que vamos avançando no disco percebemos que as boas ideias não abundam e que, de um modo geral, não há uma grande inspiração na forma como este material foi escrito.

A voz do cantor que ora tenta ser muito viril nas músicas mais rápidas, ora tenta ser muito meloso nas duas baladas do álbum, não nos convenceu por inteiro. Notámos porém, um bom trabalho de solos de guitarra e de bateria.

Também as letras deixam algo a desejar dada a sua demasiada linearidade. Mesmo assim, Outloud! é um projecto que vale a pena conhecer. Não temos dúvidas que se tratam de bons músicos mas deixamos as nossas reservas relativamente à sua capacidade em recriar o Hard Rock.

Os que gostam de Heavy Metal clássico com uma pitada de atitude Hard Rock poderão apreciar este trabalho.


Tracklist:
1. What I Need
2. We Run
3. Tonite
4. Search for Truth
5. This Broken Heart
6. Breathing Fire
7. Wild Life
8. Broken Sleep
9. Out in the Night
10. Lovesigh
11. Outloud!

Músicas em Destaque:
We Run;
What I Need;
Tonite;

Nota Final (1/20):
13

No comments: