Análise: Vains Of Jenna - The Art Of Telling Lies (2009)


Andávamos de olho nos Vains Of Jenna. Já tinhamos percebido que a vontade destes rapazes era muita e parece que, finalmente, eles vieram para conquistar o universo do Hard Rock! E não poderíamos estar mais satisfeitos com isso!

Depois de lançarem “The Demos” e “Lit Up/Let Down”que mesmo não sendo geniais deixaram o aviso que aquilo que os Vains Of Jenna queriam era rockar ao mais alto nível com influências da época dourada do Glam Hard Rock de Los Angeles.

E acreditem que estes senhores fizeram um álbum que os pode deixar orgulhosos. “The Art Of Telling Lies” é o mais recente disco e veio confirmar que os Vains Of Jenna são uma banda de Hard Rock que tem muitas cartas para dar no universo do Rock.

Com uma sonoridade que parece juntar Mötley Crüe com os Guns n’ Roses de “Appetite For Destruction”, este trabalho está absolutamente espectacular.

As músicas são simples mas sempre recheadas de muita genica e atitude. A voz do vocalista Lizzy DeVine é bastante “sleazy” e assenta que nem uma luva na sonoridade da banda. Existem também alguns pormenores interessantes nas guitarras. A bateria e o baixo não são excepcionais mas cumprem a sua função.

Os Vains Of Jenna tomaram uma opção que foi muito conseguida ao terem feito um álbum com apenas 10 músicas. Normalmente até achamos isso pouco num disco mas preferimos pouco mas bom do que muito e descartável. E de descartável este álbum não tem nada.

É fácil perceber que todas as músicas tiveram uma especial atenção por parte do colectivo. Isso agrada-nos muito pois são várias as bandas a cederem à tentação de fazer 4 ou 5 músicas muito boas e depois desenrascar outras 6/7 músicas de qualidade mais duvidosa e lançar um álbum no mercado.

“The Art Of Telling Lies” é um album que se ouve do princípio ao fim sem passarmos nenhuma faixa e onde vamos vivenciando uma óptima experiência Hard Rock com uma boa dose de Glam Rock. Há músicas a toda a velocidade, há baladas sem serem demasiado lamechas, há uma interessante cover de “Refugee” do Tom Petty e ainda há espaço para experimentar alguns pormenores originais.

Tudo feito com vontade, atitude e procura de música superior à que já tinha sido feito pela banda.

As nossas preferências recaem nas viciantes “Mind Pollution”, “Paper Heart”, “Enemy In Me”, “I don’t Care” e “Get It On” mas salientamos que não existe nenhuma música que não gostemos neste disco.

É um álbum excelente e um dos nossos preferidos de 2009. Em vez “The Art Of Telling Lies” dever-se-ia chamar “The Art Of Making Good Rock Music”.

Obrigatório!

Tracklist:
1. Everybody Loves You When You're Dead
2. Mind Pollution
3. Refugee
4. I Belong To Yesterday
5. Paper Heart
6. Get It On
7. Enemy In Me
8. Better Off Alone
9. I Don't Care
10. The Art Of Telling Lies

Músicas em Destaque:
Mind Pollution;
Paper Heart;
Enemy In Me;
I Don’t Care;
Get It On;

Nota Final (1/20):
18

No comments: