Análise: Chickenfoot - Chickenfoot (2009)


Chickenfoot é um projecto constituído por músicos bem conceituados e conhecidos. Na guitarra temos o virtuoso Joe Satriani, na bateria Chad Smith dos Red Hot Chili Peppers, no baixo, o ex- Van Halen Michael Anthony e, por último Sammy Hagar, conhecido pela sua carreira a solo mas, principalmente, por ter sido a voz da segunda encarnação dos Van Halen.

Segundo a imprensa, e dado que os quatro músicos têm entre si uma boa amizade, este álbum foi lançado apenas por divertimento e para gravar e editar algumas das demos que os músicos, entre digressões e concertos, partilhavam. Para nós, Chickenfoot é bem mais do que isso.

Parece-nos que o esforço que foi aplicado nos permite considerar Chickenfoot como uma banda e não como um projecto. O equilíbrio entre músicos está bem conseguido embora a balança penda mais para a genialidade e execução perfeita de Joe Satriani que espalha genialidade ao longo do disco. Não será, contudo, o álbum onde Satriani mais brilha mas é, ainda assim, um disco onde encontramos o guitarrista bastante inspirado.

Mas apesar de todos os músicos estarem bem presentes e contribuírem para a sonoridade da banda, é Sammy Hagar quem “assina” o registo da banda. Ao ouvirmos Chickenfoot, é em Van Halen – ou na carreira a solo de Sammy – que pensamos. Sammy com a sua forma de cantar pouco tímida, açambarca a personalidade da banda. Ideal para fãs de Van Halen, desprezível para quem não gosta da banda. Como somos fãs de Van Halen, ficámos agradavelmente surpreendidos com este projecto/banda.

Os riffs das músicas estão bem catchy e dão-nos uma certa vontade de dançar ou, pelo menos, abanar a cabeça. Desconfiamos que nenhum dos músicos se sente completamente à vontade com este trabalho – mas isto acontece quase sempre nos primeiros álbuns das conhecidas “superbandas” – mas, mesmo assim, se sente orgulhoso com o trabalho interessante que desenvolveu.

As nossas músicas preferidas são “My Kinda Girl”, “Soap On A Rope”, “Learning To Fall” e a interessantíssima “Future In The Past”

Sobre este trabalho, temos uma posição bastante positiva embora nos sintamos um pouco incertos quanto à validade do mesmo pois apesar de acharmos que Chickenfoot tem condições para ser uma banda – e uma banda boa! – não sabemos quais as reais pretensões dos elementos envolvidos.

Para já, recomendamos!

Tracklist:
1. Avenida Revolution
2. Soap On A Rope
3. Sexy Little Thing
4. Oh Yeah
5. Runnin' Out
6. Get It Up
7. Down The Drain
8. My Kinda Girl
9. Learning To Fall
10. Turnin' Left
11. Future In The Past

Músicas em Destaque:
My Kinda Girl;
Learning To Fall;
Future In The Past;
Soap On A Rope;

Nota Final (1/20):
15

No comments: