Análise: Def Leppard - Songs From The Sparkle Lounge (2008)


Os Dep Leppard que já não lançavam um álbum de originais desde 2002, lançaram em 2008 “Songs From The Sparkle Lounge”, presenteando-nos com um álbum de forte cariz rock. Ainda que as músicas não sejam propriamente “pesadas” pois continuam, de certa forma, muito “cantáveis” e, assim espera a banda, comerciais, conseguiram todavia, fugir um pouco ao rótulo de baladas fáceis que, nos últimos álbuns, a banda vinha a ser acusada de praticar.

De facto, os Def Leppard optaram por praticar mais rock e menos baladas e, neste “Songs From The Sparkle Lounge” apenas temos a balada “Love” que achamos muito bem conseguida. Sentimos no entanto que falta algum ingrediente à banda. Não é o som que está obsoleto – até achamos que está bastante moderno -, não é o colectivo que está desinspirado, enfim... denotamos a falta de alguma garra musical como havia, por exemplo, no refrão irrepreensível da velhinha “Photograph”.

Os Def Leppard acabaram por fazer um álbum que toca a barreira do comercial e do não comercial sem no entanto, se decidirem qual é o público que tencionam almejar. Se “Only The Good Die Young” é extremamente comercial e com um refrão demasiado fácil, “Bad Actress” apresenta-nos uma energia revigorada que muito apreciámos. Talvez fosse mais nesta direcção que, na nossa modesta opinião, o colectivo poderia ter ido.

A forma como Joe Elliot canta é igual àquilo que já nos habituou. As guitarras poderiam ter alguns detalhes mais tecnicistas de vez em quando mas, mesmo assim, cumprem a sua missão.
“Songs From The Sparkle Lounge” vale a pena ser ouvido e assume-se como uma proposta viável para ouvir a música nova de uma grande banda de Hard Rock.


Tracklist:
1. Go
2. Nine Lives
3. C'mon C'mon
4. Love
5. Tomorrow
6. Cruise Control
7. Hallucinate
8. Only The Good Die Young
9. Bad Actress
10. Come Undone
11. Gotta Let It Go

Músicas em Destaque:
Bad Actress;
Nine Lives;
Love;
C'mon, C'mon;

Nota Final (1/20):
14

No comments: