Análise: Velvet Revolver - Contraband (2004)


O álbum de estreia dos Velvet Revolver foi um acontecimento deveras aguardado em todo o mundo pois esta era uma super banda composta pelos ex- Guns n’ Roses Slash, Duff e Matt, o polémico Scott Weilland dos Stone Temple Pilots e o misterioso Dave Kushner dos Wasted Youth.

As expectativas eram altas mas nem tão pouco ficaram defraudadas. Assim que pus a faixa inicial, o “Sucker Train Blues”, a tocar, deparei-me com um poder e uma energia musicais que já não ouvia há muito tempo. À medida que o álbum avançava, a minha admiração ia crescendo. Músicas fortes como “Do It For The Kids”, “Headspace”ou “Big Machine” estavam muito bem estruturadas, bastante hard’s e assumiam-se como o puro rock n roll dos anos 2000. O futuro, a nova fórmula, os talentos diferenciados dos músicos tão bem conjugados.
As letras de Scott estão um espanto, a guitarra de Slash está simplesmente incrível, o baixo e a bateria estão vitoriosamente bem conjugados... enfim, o álbum respira qualidade. Apesar do passado musical de cada um dos membros ser diferente, o som da banda não se assemelha directamente a cada um dos projectos anteriores embora tenha, obviamente, diversas influências.
Pelo meio temos ainda tempo para o hit Fall to Pieces que embora, na minha opinião, não seja a melhor balada do álbum – essa será mesmo o Loving the Alien – é uma grande música cuja letra remete para o passado (e presente?) de drogas de Scott e das implicâncias que isso tem na sua relação amorosa.

Finalmente, posso ainda dizer que Contraband não é apenas um álbum com duas ou três músicas interessantes. Contraband é um álbum muito coeso onde todas as músicas se encaixam perfeitamente no conceito do álbum.
Devo ainda afirmar que este álbum é absolutamente obrigatório em qualquer discografia rocker! Para ouvir bem alto!
Os VR são de facto uma verdadeira banda e não um mero projecto!
Como se não bastasse, tive ainda a oportunidade de os ver ao vivo. Não restaram dúvidas: quer em estúdio, quer em palco, os Velvet Revolver são, actualmente, a maior banda rock do planeta!

Tracklist:
1. Sucker Train Blues
2. Do It For The Kids
3. Big Machine
4. Illegal I Song
5. Spectacle
6. Fall to Pieces
7. Headspace
8. Superhuman
9. Set Me Free
10. You Got No Right
11. Slither
12. Dirty Little Thing
13. Loving The Alien

Músicas em Destaque:
Sucker Train Blues;
Do It For The Kids;
Big Machine;
Fall To Pieces;
Headspace;
Set Me Free;
Slither;
Loving The Alien;

Nota Final (1/20):
18

No comments: