Análise: Helloween - Unarmed: Best of 25th Anniversary (2009)


Nas comemorações dos seus 25 anos de carreira, os Helloween decidiram lançar “Unarmed: Best of 25th Anniversary", um álbum com novas abordagens a músicas que marcaram a história do colectivo. Apesar de contestados por muitos, optaram por fazê-lo convidando a Orquestra de Praga para participar em várias músicas.

Se a premissa parecia perigosa para muitos dos fãs – nós incluídos – a verdade é que os Helloween conseguiram remexer em clássicos tão bons como “I Want Out”, “Keeper Of The Seven Keys”, “Dr. Stein” ou “If I Could Fly” e ainda acrescentarem algo de bom, refrescante e novo, sem, no entanto, denegrir as músicas originais.

Mas é preciso realçar uma coisa: pouco ou nada nos arranjos musicais das canções nos remete para o universo do power metal a que os Helloween já nos habituaram. E a grande mais valia do álbum acaba mesmo por ser essa. A banda prova-nos que consegue não tocar power metal e mesmo assim tocar excelentes músicas e, além disso, levar-nos ainda à percepção que as músicas originais eram tão boas, ao ponto de terem qualidade suficiente para serem tocadas noutros géneros musicais e continuarem a ser excelentes.

A nossa preferida é mesmo a “Dr. Stein” – que é também o primeiro single de “Unarmed” – e que nos faz querer dançar e sorrir à medida que vamos ouvindo e apreciando a secção de metais presente na canção.

Destacamos também o medley “The Keepers Trilogy” onde entram 70 músicos da Orquestra de Praga, que é composto por “Halloween”, “Keeper Of The Seven Keys” e “The King For A 1000 Years”. Esta música tem 17 minutos de qualidade superior. Os coros e as partes mais épicas elevam a banda a um outro patamar e são um dos pontos mais altos de todo o álbum.

“I Want Out” e “If I Could Fly” receberam um tratamento que também nos agradou bastante. Só mesmo “Eagle Fly Free” nos desiludiu consubstancialmente. Ao contrário de todas as outras músicas que mesmo que tenham perdido elementos chave das versões originais, acabaram por ganhar interessantes novos pontos chave, a verdade é que ”Eagle FLy Free” que é um dos melhores e maiores clássicos de todo o género musical do Power Metal, acabou por ficar sem nexo, com um refrão arrastado, que nos leva a crer que a banda há-de ter preparado esta faixa à pressa. Destoa da qualidade das restantes músicas de “Unarmed”. Para nós foi a única música de “Unarmed” que foi “estragada” pela banda.

Podemos então aconselhar este álbum a todas as pessoas – não têm que gostar ou conhecer o estilo power metal porque, de facto, não se trata dum álbum desse género mas antes, de um bom álbum de rock. E depois, se gostarem das músicas, procurem as versões originais.

Aconselhamos.

Tracklist:
1. Dr. Stein
2. Future World
3. If I Could Fly
4. Where The Rain Grows
5. The Keeper's Trilogy
6. Eagle Fly Free
7. Perfect Gentleman
8. Forever & One
9. I Want Out
10. Fallen To Pieces
11. A Tale That Wasn't Right

Músicas em Destaque:
Dr. Stein;
The Keeper's Trilogy;
I Want Out;
If I Could Fly;

Nota Final (1/20):
16

No comments: