Análise: Sixx A.M. - The Heroin Diaries Soundtrack (2007)


Uma obra-prima. É assim que podemos classificar este trabalho. Às vezes, as melhores coisas da música chegam-nos de repente, sem que tenhamos previsto a sua realização. Neste caso, foi isso que aconteceu. De um momento para o outro, demos connosco a ouvir Sixx A.M. e a achar o álbum “The Heroin Diaries Soundtrack” um trabalho espectacular.

Convém porém revelar quem faz parte do projecto: Sixx A.M. é a banda, ou melhor, o projecto musical que uniu Nikki Sixx, famoso baixista dos Motley Crue; DJ Ashba, influente guitarrista dos Beautiful Creatures e actual guitarrista dos Guns n’ Roses; e James Michael, cuja obra tem sido mais conhecida pela produção de álbuns de artistas como Meat Loaf, Alanis Morissette, Scorpions ou Papa Roach.

Todo o álbum é conceptual contando a história verídica do baixista Nikki que teve um passado conturbado com fortes experiências com drogas pesadas, levando-o a ter duas overdoses. Felizmente, Nikki Sixx nunca morreu – embora tenha sido dado como clínicamente morto por duas vezes – e escreveu um livro em que conta a sua história. Esse livro tem o nome “The Heroin Diaries” e foi o ponto de partida para a concepção do disco com o mesmo nome.

E apesar de, à partida, podermos estar já à espera de mais um disco Hard Rock sem nada de muito novo, tendo em conta os envolvidos na concepção do trabalho, temos que admitir que, assim que carregamos em play, somos levados para um mundo que está assente em dois vértices: por um lado, o vértice da realidade e a força que o mesmo tem, ao contar uma história que efectivamente se passou mesmo e que é macabra e violenta. Por outro lado, existem elementos nos arranjos instrumentais que nos transportam para um universo de fantasia semelhante a qualquer filme de Tim Burton. De facto, os coros lembram muitas vezes os coros das músicas do célebre “Nightmare Before Christmas”, compostas por Danny Elfman, como são exemplo a “Xmas In Hell” e a “Intermission”.

A mistura conseguida por estes três músicos não poderia ter sido mais bem conseguida. E a juntar isso, ainda temos uma produção de luxo com muitas orquestrações e coros megalómanos. Muitas vezes a voz que acompanha as músicas é falada levando-nos mesmo a achar que é connosco, ouvintes, que Nikki Sixx quer falar, de forma a passar-nos a mensagem de que tudo o que tem a ver com drogas é um erro que nos pode arrastar até à morte.

O discurso e as passagens entre músicas estão muito coerentes e a história é contada de uma forma fluída como se se tratasse dum filme ou duma peça de teatro.

Ao longo do disco podemos encontrar passagens sinfónicas, mais rockeiras e num registo mais calmo. Qualquer uma das músicas é excelente. É pois por isso que temos dificuldades em escolher as nossas preferidas mas arriscamos: “Life After Death”, “Pray for Me”, “Intermission”, “Dead Man's Ballet”, “Girl with Golden Eyes” e “Courtesy Call”.

Talvez a única crítica que podemos tecer a este trabalho imaculado seja a forte tendência de algumas músicas caírem no refrão fácil de modo a ficarem mais automaticamente no ouvido. Contudo, isto é um mal menor e não afecta a enorme criatividade por trás de todas as músicas. A carreira de Nikki Sixx sempre foi profícua em boa música mas este é o trabalho que consideramos melhor em todo o seu repertório.

James Michael é o cantor de serviço e faz um belíssimo trabalho nas vozes. Também DJ Ashba introduz guitarras muito melodiosas e com bons pormenores técnicos. Mas o que salta mais ao ouvido são mesmo as orquestrações e acima de tudo, os coros. Estas músicas são a prova viva em como as bandas – de todos os géneros musicais – devem apostar em coros pois os mesmos têm o dom de tornar uma música boa em algo genial.

Foi o que se passou neste trabalho. Muitas vezes dizemos que um determinado álbum é obrigatório para quem gosta de Hard Rock. “The Heroin Diaries Soundtrack” dos Sixx A.M. é ainda mais do que isso: é um álbum obrigatório para toda a gente que gosta de boa música. Imperdível!

Tracklist:
1. X-Mas in Hell
2. Van Nuys
3. Life Is Beautiful
4. Pray for Me
5. Tomorrow
6. Accidents Can Happen
7. Intermission
8. Dead Man's Ballet
9. Heart Failure
10. Girl with Golden Eyes
11. Courtesy Call
12. Permission
13. Life After Death

Músicas em Destaque:
Life After Death;
Pray for Me;
Intermission;
Dead Man's Ballet;
Girl with Golden Eyes;
Courtesy Call;

Nota Final (1/20):
19

No comments: