Análise: Silvertide - Show And Tell (2004)


Há bandas que têm o dom de reunir boas influências musicais, juntar-lhes as suas próprias ideias e criar música bem conseguida e original. Os Silvertide são, seguramente, uma dessas bandas.
Foi em 2004 que esta banda de Philadelphia, depois de lançar uma primeira compilação de demos, lançou o seu primeiro – e único até à data – álbum de originais apelidado de “Show And Tell”.
O resultado foi óptimo! As influências de bandas como Lynyrd Skynyrd ou Aerosmith são óbvias, no entanto, há que admitir que estes cinco rapazes conseguiram elevar a sua criação a tal ponto que, acabaram por criar o seu próprio estilo, com guitarras enérgicas e um baixo e uma bateria muito convincentes. A isso, juntaram um lirismo com múltiplas referências sexuais – como em “Devil’s Daughter” ou em “You Want It All”. As músicas são também eficazmente cantadas – e interpretadas - pelo vocalista, Walt Lafty que encarna plenamente o bom vocalista que esta banda necessitava.
Estamos assim perante um dos mais inventivos e bem estruturados álbuns Rock dos últimos anos. Há espaço para tudo neste Cd: músicas mais agressivas que outras; duas músicas calmas e até uma música a roçar o espectro épico – a fabulosa “Foxhole J.C.”.
Infelizmente a crítica musical não prestou muita atenção a este colectivo, mas a verdade é que basta ouvir “Show And Tell” para que os Silvertide caiam nas nossas boas graças.
Aquilo que lamentamos também é que o álbum sucessor esteja prometido desde 2006. Aparentemente, devido a incongruências e desentendimentos no seio da banda, a união da mesma está em risco. Entretanto, enquanto os Silvertide se tentam entender e lançar o segundo álbum, vamos ouvindo este excelente e imprevisível “Show and Tell”. Um álbum obrigatório, sem dúvida.

Tracklist:
1. Ain't Comin' Home
2. Devil's Daughter
3. S.F.C.
4. California Rain
5. Blue Jeans
6. Mary Jayne
7. Heartstrong
8. To See Where I Hide
9. You Want It All
10. Nothing Stays
11. Foxhole J.C.

Músicas em Destaque:
Foxhole J.C.;
Ain’t Comin’ Home;
Blue Jeans;
Heartstrong;
Devil’s Daughter;

Nota Final (1/20):
18

No comments: